terça-feira, 7 de junho de 2011

Viajando na maionese

Boa Tarde meus queridos,
O post de hoje será um auxilio para aquelas pessoas que entram na cozinha e não sabem o que fazer com metade dos utensílios que podem ser encontrados ali. Mas para não ficar muito pesado iremos desmembrar nas mais diversas categorias.
As estrelinhas na frente dos utensílios são para determinar sua necessidade na cozinha, sendo:
* substituível
** útil
*** imprescindível

E para hoje falaremos sobre os instrumentos que usamos no FOGÃO:

*** Tachos: Recipientes com duas alças laterais, com tampa, normalmente de metal, de esmalte ou em ferro fundido. As capacidades de tachos indispensáveis em uma cozinha normal são de 2, 5 L e de 3,5 L.

*** Caçarolas: Recipientes com um cabo, com ou sem tampa, normalmente de metal, de esmalte ou em ferro fundido. As capacidades de caçarolas indispensáveis numa cozinha normal são de 2 L e de 3 L.

*** Panelas: Recipientes mais altos do que os tachos, com tampa, normalmente de metal, de esmalte, barro ou em ferro fundido.

*** Frigideiras: Em vários tamanhos, com ou sem tampa, servem para fazer frituras, refogados, fritar bifes, peixes, etc. As frigideiras especiais para ovos costumam ser menores, ter os lados inclinados e ser revestidas com uma camada anti-aderente (que não deixa o ovo grudar).

** Grelhador: Placas normalmente quadradas ou retangulares, com cabo e fundo ligeiramente ondulado, que servem para grelhar peixes ou carnes.

** Fritadeira de rede(também chamada só de Fritadeira): Recipiente fundo, normalmente de metal ou de esmalte, próprio para frituras, pois possui uma rede (que também é funda), cujas alças se encaixam nas do recipiente. Os alimentos que serão fritos são colocados na rede, que encaixa no recipiente, onde é colocado o óleo. Depois de fritos, os alimentos escorrem o óleo em excesso através da rede.

Aproveitem!!
Beijos,
Gabi

Nenhum comentário:

Postar um comentário